sábado, 21 de setembro de 2013

Arquitetura: Toyo Ito -White O



Ito não segue uma sequência em seus projetos , ele sempre busca novos meios e novas tecnologias para cada projeto , por isso ele afirma que nunca fixará seu estilo arquitetônico .
Mas do que observei de suas características , tenho que Ito é um arquiteto contemporâneo, minimalista  e organicista.
Ele defende a transparência a fluidez da fusão entre a natureza natural organicista e a natureza virtual da microeletrônica , defende uma natureza hibrida.

Estudo de Caso White O

A casa White 0 é o primeiro projeto de Toyo Ito na America do sul , a casa é localizada em Marbella no Chile, como parte  da segunda etapa de urbanização do Ocho al Cubo onde também há outras casas projetadas por arquitetos em destaque como Mathias Klotz e o chileno Cristian de Groote .
A casa é totalmente interagida com a natureza circundante e possui uma área construída de  370,0 m² .


A casa possui uma identidade própria, com acessos bem marcados e abertos , a circulação é infinita com uma área aberta no centro do acesso principal. Toyo Ito não ignorou a topografia do lugar e ao contrário inseriu a casa como parte orgânica do terreno. A inclinação do terreno permitiu que Ito divide-se a casa em dois setores o acesso principal leva ao setor integrado com ambientes de maior circulação como cozinha e sala de estar . O outro setor é o mais privado onde se localiza os quartos e tem acesso externo pela rampa e interno passando pela cozinha . Ito utilizou vidro e em todos os ambientes e estrutura de concreto armado exposto. O que me passou uma sensação de casca brutalista . E percebam que a casa parece sair da terra, é mais como uma extensão do terreno do que algo inserido nele .

Fiquei realmente impressionada com White O , E como estudo de caso me serviu de grande valia.
Deixo um video pra vocês mostrando uma maquete eletrônica em 3dMax do projeto.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...