terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Arquitetura: Auguste Perret e sua arquitetura pré modernista


 Entre os primeiros que utilizaram o concreto armado na construção civil estão Auguste Perret, Tony Garnier e François Hennebique.
Auguste Perret foi o primeiro há utilizar o concreto armado como meio de expressão. Perret, nasceu em Bruxelas – Bélgica, 1874, Estudou na Escola de Belas-Artes de Paris e suas experiências arquitetônicas baseiam-se exatamente nesta tradição Francesa. após conclusão do curso, herdou do pai, juntamente com o seu irmão, a empresa de construção civil Perret et Fréres , foi quando começou a explorar as possibilidades do concreto armado tornando- se um especialista. 




Em uma atitude contrária ao ecletismo, Auguste Perret associa-se a dois princípios fundamentais: O classicismo, entendido em termos de geometria e clareza, e a coerência estrutural que se pode ligar facilmente a escolha do concreto armado como alternativa construtiva. Ele consegue perceber as características e qualidades plásticas do material e utiliza isto a seu favor, quando cria esta nova expressão na construção civil.

 Perret pode ser considerado herdeiro direto da tradição neoclássica na França, O rigor da construção, simetria e a simplificação formal são características fiéis às regras de composição clássica. A arquitetura clássica se baseia em elementos lineares que se agrupam em ordens arquitetônicas e servem então, para relacionar diferentes partes do edifício.

 Apartamentos Rue Franklin- 1903- Seu edifício de apartamentos situado na Rue Franklin em Paris,1903 . pode ser considerado o primeiro em que o concreto armado foi utilizado de modo a criar sua própria expressão na arquitetura. Os edifícios construídos anteriormente utilizaram o concreto como solução estrutural para servir de suporte às composições arquitetônicas convencionais. Em termos de composição, o Edifício da Rue Franklin possuía uma planta livre cuja estrutura em concreto armado era enfatizada nas fachadas que são divididas em cinco compartimentos que se estendiam por seis andares, realçados pelas estruturas de duas sacadas abertas A articulação proveniente de suas colunas e a elevação de seu telhado conferem algo de gótico à estrutura ortogonal. Sua fachada em “U” contribui para enaltecer essa característica A composição se daria ora com as janelas ora com os sólidos revestidos de cerâmicas em mosaicos, conferindo um ar de Art Noueou, enquanto o restante da estrutura em concreto armado desse edifício foi revestida para sugerir uma construção de lintéis e pilares em madeira, já apontando os futuros estudos de Le Corbusier acerca da planta livre.


Teatro do Champs-Elysées - 1913 (campos elísios) Este prestigiado edifício conferiu uma aura de nobreza com o novo material em contato com um grupo de artistas da cultura clássica. é uma obra decisiva na história do concreto armado. A cornija pesada e as pilastras simplificados também conectam o edifício com precedentes clássicos. O edifício é constituído por três salas: uma grande de 1905 lugares, dedicada à ópera e música clássica e a Comédia de Champs-Elysées, (dedicada ao teatro ) Além disso, o concreto armado (materiais assinatura de Perret) é revestido em mármore branco. Friso de Emile-Antoine Bourdelle coroa a fachada e cinco painéis estão situados acima das cinco portas laterais - dois à direita e três no canto arredondado. O friso superior retrata Apolo e as nove musas.


Eglise Notre Dame du Raincy -1922- Perret foi responsável pelo desenho de um dos primeiros edifícios religiosos a utilizar estrutura aparente de concreto. Ele racionalizou a estrutura de seus prédios, não só a igreja mais todos ele minimiza a decoração, favorecendo um estilo elegante mais sóbrio - uma escolha bastante ousada em um momento onde as fantasias orgânicas de Art Nouveau tinha degenerado em um excesso frenético de arabescos. Perret buscou ,dar ao concreto armado uma expressão estética.inovando em termos plásticos, pois o utiliza sem disfarces. Os elementos estruturais de concreto são aceitos, e de configuração nítida, são incorporados à composição da fachada. Esta por sua vez, não serve de suporte para a ornamentação, mas já encontra em seu próprio desenho a sua expressão arquitetônica. Foi essa dignificação do material que levou ao reconhecimento internacional do edifício. As paredes foram realizadas com elementos pré-fabricados que constituem grelhas translúcidas através das quais se processa a iluminação do interior. Neste projeto torna-se evidente a influência que tiveram na sua obra os arquitetos Viollet-le-Duc e Anatole de Baudot A volumetria do projeto possui uma largura de 20, comprimento de 56 metros e altura de 50 metros. E Ao contrário da orientação da igreja de costume, a frente voltada para o a oriente. Há Uma torre de 145 pés –aproxi 45 m de altura a partir do primeiro compartimento da nave. Torres octogonais baixas. Crescem de cada lado, uma em cima da pia batismal na parte da frente (mais uma vez um lembrete da forma tradicional do batistério) ao centro o detalhe de Pietà bronze no tímpano por Émile-Antoine Bourdelle (1999) O projeto só foi concebido graças a sua experiência com a indústria previamente adquirido com hangares. Que são onde guardam os aviões trazendo isso pro projeto Perret abusou do pé direito criando pórticos que sustentação a abóboda coberta .As propriedades do concreto são usados para criar o interior da igreja um impressionante "caixa de luz", banhada por milhares de cores, incluindo azul com vitrais, que lembra a atmosfera do Santo Chapelle, em Paris. Ele usa de elementos padronizados, suportes finos e finas membranas perfurados por janelas para dar a sua igreja a elevação e luminosidade de uma catedral real retomando o diálogo entre as cores e arquitetura, os vitrais feitos por Marguerite Hure vem do conceito gótico da luz ser uma alegoria do próprio Deus e participando de sua própria experiência da divindade, notasse que os vitrais progrediu de diferentes tons de azul em torno do altar para tons mais quentes no santuário. Nos dias de hoje a idéia de uma igreja de concreto não é exatamente alucinante, mas na década de 20. foi uma escolha bastante subversivo.

A idéia de usar um material tão vulgar para construir um templo era louco, para não mencionar um sacrilégio, mas devido as conseqüências econômicas da Primeira Guerra Mundial abraçaram e promoveu o uso progressivo de novas formas e materiais, escolhendo Perret como arquiteto promovendo o Concreto armado, por possuir um custo menor comparado com pedras talhadas, e Auguste Perret tinha provado
através da construção do Teatro Champs Elysees que o material monótono era o epítome da modernidade.

Salle Cortot -1929 É sala de concertos, , ao lado da escola de musica normal de paris .foi construído entre outubro 1928 e junho de 1929 . Sua estrutura é feita de concreto armado aparente , apenas as colunas e varandas receber decoração dourada. Nota-se também a falta de ornamentação , característica que já conhecem de perret. Sua aparência de caixa fechada se desfaz no interior acolhedor. Ele tem uma capacidade de cerca de 500 lugares eo palco pode acomodar até cinqüenta músicos. Embora a construção seja em concreto armado , a madeira também desempenha um papel-chave - tanto em formas reais e artificiais. com sulcos esculpidos em sua estrutura de concreto que são preenchidos com tiras finas de madeira e ar lacunas, alem do palco o que também tem reação com a acustica . O edifício tem uma classificação como monumentos históricos por um decreto de 9 de outubro de 1999.


 Mobilier national -Foi Construído em 1935 no extremo norte dos antigos jardins dos tecelões da Manufacture des Gobelins, o edifício de concreto armado foi projetado de acordo com a programação definida pelo administrador Janneau Guillaume, Embora inteiramente construído em concreto armado do prédio, no entanto, é um atrativo. Perret acreditava em um uso racional de materiais e, principalmente, optou por trabalhar apenas com as formas de blocos simples, mas muitas vezes ele quebrou suas próprias regras para fins de decoração. Ele acrescentou traços de mármore colorido na mistura de concreto para encontrar o tom perfeito para o edifício e produziu uma série de colunas que sustentam uma cornija em que o nome do edifício é escrito. Antes das colunas gêmeas apoiar o pórtico em arco que liga os dois pavilhões do quintal da frente, os dois cães esculpidas em pedra por André Abbal. Um toque clássico de novo, eles olham para fora através do córrego afundado e fazer os visitantes hesitar antes de entrar no edifício.



 O Palais d' Iéna- , antigo Museu das Obras Públicas, é a expressão mais plenamente realizados "da ordem de concreto armado " inventado por Auguste Perret . Seu programa foi desenvolvido como parte das atividades em torno da exposição de Paris de 1937. refletem um estilo clássico em que as proporções estão em perfeita consonância com os materiais utilizados. Afinando para dentro em direção ao fundo e queima em uma capital no topo, colunas elegantes subir até o telhado, que abriga uma segunda estrutura. O jogo de sombra e luz no Palais d'Iéna é capturado em concreto misturado com pórfiro verde e mármore rosa. O edifício é uma reflexão implacável de uma das contribuições mais marcantes do racionalismo moderno da arquitetura universal. O grande interior apresenta um vestíbulo curvo, bem como uma grande escadaria. Palais d' Iéna aparece como uma espécie de testemunho arquitectónico pelo capitão do concreto armado. Ele refaz todos os temas presentes em seus projetos anteriores , a fim de estender , até a sua conclusão , a lógica racionalista do " abrigo soberano ", que ele identificou com a própria arquitetura.. A imagem de uma das janelas mostrando a proximidade do Palais d’iéna com a torre eilfel A Obra não foi concluída quando a segunda guerra mundial interrompeu a sua construção por isso outros arquitetos contribuíram para a conclusão.

 Le Havre - A cidade da frança foi destruída durante a Segunda Guerra Mundial , Mais de 90% da cidade foi deixado em ruínas; todos os prédios públicos no centro administrativo incluindo a bolsa de valores, a prefeitura e os correios foram destruídos, bem como todas as igrejas, os dois hospitais, escolas e lojas. Após a Segunda Guerra l, Perret dedica-se, até à sua morte, à reconstrução da cidade do Havre, de 1945 e se estendeu até 1964 bastante destruída pelos bombardeamentos. O plano para a cidade apresentava uma estrutura ortogonal em grelha, marcada por um eixo central e pontuada por amplos espaços abertos. Os edifícios eram constituídos por elementos pré-fabricados e formalmente revelavam uma gramática racionalista simplificada e uniformizada que seria bastante criticada pelo seu carácter anacrónico e repetitivo .
O último trabalho do arquiteto é o desenho da igreja de St. Joseph, implantada na praça central do Havre. Olhando na foto panorâmica mostra claramente a imagem da torre da igreja de são josé que se destaca da escala da cidade. Eglise Saint Joseph A Église Saint- Joseph domina o centro reconstruído de Le Havre . Dedicado à memória das vítimas do bombardeio, ela se ergue como um farol à beira d' água. Sua torre lanterna, visível a partir do mar aberto, com seus 107m de altura tornou-se um símbolo da cidade portuária . As janelas das treliças , iluminam o volume interior com seus vitrais coloridos .




Auguste Perret morreu em 1954. E Todos as características fizeram e formaram o vocabulário arquitetônico foi evidenciado nas demais obras que construiu ao longo de sua carreira. Tamanha rigidez clássica pode ser considerada o motivo pelo qual Perret não aproveitou, quem sabe, todas as possibilidades de construção do concreto armado, mas mesmo assim fez uso do concreto armado com expressão de forma a resolver os problemas construtivos que se apresentaram na época. Atualmente a Fundação Prada realiza mostra dedicada ao arquiteto francês Auguste Perret com oito de suas importantes obras . a exposição acontece no palácio Jena até o dia 19 de fevereiro de 2014 e é free.

Um comentário:

  1. Excelente contribuiçao de leitura! Muito obrigado! Estou discorrendo sobre arquitetura moderna para um trabalho academico e sem duvidas, Perret tem grande parte nessa historia!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...