quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Arquitetura: Dicas para fazer maquete


Esse post vai para estudantes de arquitetura que se desesperam na hora de fazer uma maquete, dúvidas constantes sobre qual material usar e como os diferentes tipos de papeis influenciam no resultado final.

Vou explicar alguns tipos de maquetes e indicar alguns papéis, de diferentes texturas e funções



 .

MAQUETE VOLUMÉTRICA DE ESTUDO:


São maquetes menos detalhadas, onde só se mostra a forma do seu projeto, não utiliza-se cor, nem texturas. É feita com um único tipo de  papel e usa-se tanto na estrutura como para fazer a base








PAPÉIS:
  •  Papel Paraná /Panamá ou Pinho (o nome muda de acordo com a região) 

O Papelão Paraná e um papelão de alta gramatura e rigidez, fabricado a partir da madeira de pinos e água. Dependendo da gramatura ele já indica na escala a espessura correta da parede. Para quem não gosta da textura do papel Panamá, existe o papelão cinza (também conhecido como Holler)! A textura é bem menos áspera. 

ps: muito cuidado ao manejar esse papel pois ele pode rachar ou literalmente quebrar.



  • Papel Duplex ou Triplex

São papeis semelhantes, na cor branca sendo uma fase brilhante e a outra opaca( no caso do duplex a face opaca é bege), sua gramatura também varia e pra quem não gosta do panamá por causa da textura e prefere uma maquete branca e mais lisa

ps:eu particularmente indico esse papel por dar um acabamento mais bonito em questão de aparência, mas tenham cuidado com as mãos ao maneja-lo pois ele suja com muita facilidade.

  • Papel Pluma, Foamboard ou Spumapaper 
É uma placa de isopor laminado, coberto com papel de alta gramatura dos dois lados.
Esse papel tem um excelente acabamento e é muito fácil de manipular e o resultado final também tem uma aparência melhor. Tanto o triplex acima como o Foam podem ser revestidos com outros papeis com diferentes texturas para uma maquete mais detalhada.

ps: é indispensável o uso de estilete em todos os papeis citados.
pps: o fuam costuma ser um material mais caro 


MAQUETES DETALHADAS

São as maquetes finais de entrega de projeto, com aberturas , textura , cor,  vegetação,acessos, é a maquete que mais deve se aproximar do que você quer pro seu projeto. Os papeis citados a seguir são usados para revestir sua maquete (lembrando que a maquete feita com panamá é inviável para ser revestida).
Nesse post só colocarei os papeis e texturas que podem ser usadas para maquetes, farei um outro tutorial com dicas para a vegetação, como fazer árvores e grama. 



PAPÉIS PARA REVESTIMENTO:
  • Papel Colorplus

               
É o papel colorido que mais uso, mas também tem o mais conhecido o papel cartão. As cores deles são bem fortes e há uma maior variedade de opções.
Usada pra revestir paredes e marcar acessos.






  • Papel Camurça




Esse papel já deve ser conhecido de muitos, tem uma textura aveludada e pra falar a verdade é mais usado como simulação de grama ou como detalhamento interno como carpetes e estofados. Como estamos falando de maquetes sem detalhamento interno, fica como opção de grama caso não saiba fazer grama com outros métodos.







  • Papel ondulado colorido 

Esse papel é mais usado para textura em alto relevo, pode ser usado como simulador de aço ou madeira . e é ideal pra quem gosta de trabalhar com texturas para fujir de paredes lisas.












  • Folha de madeira

Pra quem não conhece, a folha de madeira é a mais indicada pra fazer representação em madeira (oh que novidade) mas muitas pessoas não conhecem, e quem nunca usou faça o teste e garanto que vão adorar o acabamento que a madeira proporciona.




ps: Muito cuidado ao cortar a folha , pois não é tao fácil manipular, ele pode rachar dependendo de como você o corta. 






MAQUETES TOPOGRÁFICAS

  É o estudo das cuvas de níveis de um terreno, no caso da implantação onde se insere seu projeto, é feita com papel kraft ou pode variar de papel , usando triplex, pinho e até EVA isso depende da necessidade e da escala.










TRATAMENTO DAS ABERTURAS EM VIDRO

E pra finalizar vou dar uma dica para representar vidro, os meios mais convencionais são acetato ou transparência.

Caso você queira fugir um pouco disso, e ocultar o interior do seu projeto, use colorplus preto mais o uso de transparência, no caso o colorplus vai cobrir a abertura evitando que se olhe para o interior da maquete e usa-se a sua  frente a transparência pra dar o efeito espelhado.

]
Outra alternativa para ocultar o interior é usando papel vegetal representando um vidro fosco. Não achei imagem mas o resultado também é super bacana.

E é isso gurizada, espero ter ajudado.Se houver dúvidas entre em contato pelos comentários .




9 comentários:

  1. oi as dica foi mito boa mas eu tenho varias duvidas,bom como eu faço o corrimao numa casa que seria na maquete e como eu poço fazer uma casa que tem um porao e que esse porao é uma cozinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lígia, desculpe eu me intrometer...não sou a autora do post mas ao postar meu comentário abaixo vi sua pergunta referente ao corrimão, deve ser um pouco tarde pra isso mas eu costumo usar varetas de solda para pvc, são varetars de + ou 90 contímetros de comprimento, medem de 01mm em diante de diâmetro, meio difícil de encontrar.

      Excluir
    2. Olá Ligia, me desculpe, mas você é uma ignorante, além de não saber escrever, não transa bem. Você deveria voltar para o primário para pelo menos não fazer feio em blogs conceituados e saber diferenciar uma cozinha de um porão.
      Atenciosamente, Paula Tejando. Espero que não fique magoada, bjs no popote <3

      Excluir
  2. como poço fazer as portas e janela parecer real me passe todas as dicas os materias porfavor

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo post, muito bem montado e organizado,belíssimos os seus trabalhos, achei o post durante minhas pesquisas, tenho uma empresa de maquetes,o endereço é o seguinte www.petramaqueteseminiaturas.com.br , lá tem um robô que eu fiz como hobby, acho que você vai gostar.
    Muito sucesso pra você

    ResponderExcluir
  4. O que é utilizado pra representar textura exemplo, pedra filetada ou mesmo paver, cerâmica etc. pensei em adesivo mas desbota com o tempo.

    ResponderExcluir
  5. Conhece algum site onde consigo baixar texturas para imprimir em papel fotográfico e dar acabamento nos detalhes? (pisos,telhados, etc)

    ResponderExcluir
  6. Prezada Marcela,

    Muito interessante o seu Blog e parabéns pelas dicas. Mas as maquetes acima são da minha empresa e gostaria que vc colocasse os créditos nas fotos tanto a minha como do escritório de arquitetura. Assim posso autorizar o uso dessas Imagens.
    Ficamos a disposição para ajudar a todos que precisem de dicas.

    Execução da Maquete - Practica Maquetes
    Arquitetura : Perkins+Will
    Projeto: Museu Casa

    Carlos.h@practicamaquetes.com.br

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...