quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Arquitetura: Belle Epoque




 Belle epoque surgiu na França, no final do séc. XIX e se estendeu até a primeira Guerra Mundial em 1914. no Brasil, teve término na Semana de Arte Moderna de 1922. Mas, na verdade, não é possível demarcar tão rigorosamente seus limites, uma vez que ela é mais um estado espiritual do que algo mais preciso e concreto.Foi considerada a era de ouro da beleza e das novas invenções que cativaram a população.


Ocorreu mudanças na posição da mulher na sociedade, tendo esta se emancipado em idéias, estilos de vida, filosofias e modo de vestir. Surgiu a lâmpada pelo norte-americano Thomas Edison..Telegrafo sem fio. O telefone o telegrafo sem fio . o raio X , A bicicleta ,O automóvel, o avião. a cultura de massas se difundia através dos meios de comunicação...aparece a imprensa, o rádio, o cinema .

A importância dos irmãos Lumiere reside acima de tudo, no facto de terem sido uma alavanca de descoberta: os primeiros filmes da história do cinema. apesar de primitivos revelaram ser exemplos de grande nível artístico, cerca de cinquenta segundos de duração, a preto e branco, sem som. “A chegada do trem na estação” Foi exibido em 1895. pelos lumiere chocando a plateia que se escondeu por medo da reprodução. “A viagem a lua” de 1902 por Georges Méliès . foi considerado o primeiro filme de ficção cientifica, Nota-se uma evolução entre os dois vídeos . com uso de efeitos especiais e um roteiro.

Esse foi um período pré guerras, na Europa, foi marcante a presença de vanguardas que, no campo arquitetônico, que constituíram o Movimento Moderno. Mas desde o final do século XIX discutia-se a necessidade de renovar a linguagem arquitetônica em face das novas técnicas e demandas da sociedade industrial. Art Nouveau, Art Déco e variantes racionalistas propuseram, antes e durante a afirmação do modernismo, outras soluções para orientar a construção moderna e superar as limitações do academicismo historicista. Nesse período, considerava-se que a forma arquitetônica não deveria ser atrelada aos princípios das vanguardas modernistas, mas, deveria buscar uma conciliação entre os princípios consagrados pela tradição com a atualização tecnológica, a adequação aos novos programas, o uso das técnicas construtivas disponíveis e a preocupação com as condições climáticas e outras referências locais.
Esse modo de expressão arquitetônica pautado no racionalismo possibilitou a perpetuação dos princípios da composição, da proporção e da simetria acadêmica e, ao mesmo tempo, permitiu maior liberdade projetual por meio de uma espacialidade mais dinâmica, com preferência por volumes puros, uma estética mais simplificada e racionalidade construtiva referente ao emprego das novas tecnologias em associação com elementos compositivos e decorativos derivados de uma depuração dos estilos históricos. Estas arquiteturas pretendiam tanto reciclar o classicismo acadêmico, modernizando-o, como tentar uma conciliação entre o ecletismo vigente e o racionalismo europeu.

Para Frampton, ( pesquisador e professor) o racionalismo clássico seria a busca por um estilo adequado aos tempos modernos por meio de uma reavaliação da tradição clássica, resgatando seus princípios fundamentais . A motivação projetual não era a cópia dos estilos antigos, mas a obediência aos princípios em que se baseavam.

Para vários autores, o racionalismo europeu foi de fundamental importância para a aceitação e amadurecimento do Movimento Moderno. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...